Páginas

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Paralisia Do Sono

Eu tava dando uma passada no Medo B ai vi um post bem interessante que sobre a Paralisia do Sono eu resolvi postar aqui por que isso já aconteceu comigo, então dei uma pesquisada e encontrei umas coisas bem interessantes, então vamo deixar de papo e vamos ao que interessa:
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Você está dormindo em sua cama... de repente, acorda, mas, para sua surpresa, não consegue se mexer... "o que está acontecendo?" você pensa, enquanto olha para seu corpo, imóvel na escuridão do seu quarto.
Enquanto isso acontece, você nota algo diferente. Então percebe: não está sozinho.
Pior, uma presença com forma humana esmaga seu peito. E ela é má.
Esse fenômeno estranho acontece com uma porcentagem estimada de 50% da população, pelo menos uma vez na vida.
Você acordou no mundo dos sonhos, e não há nada que possa fazer a respeito.
John_Henry_Fuseli_-_The_Nightmare.JPG
The Nightmare, por John Henri Fuseli
A cena acima é assustadora, não foi retirada de algum script de filme de terror, ao contrário, trata-se da descrição padrão de uma condição médica real: a Paralisia do Sono.


O que é?
A Paralisia do Sono é caracterizada por uma paralisia temporária do corpo imediatamente após o despertar ou, com menos freqüência, imediatamente antes de adormecer. Também é conhecida como Atonia REM, por estar diretamente relacionada, em termos fisiológicos, à paralisia que ocorre como uma parte natural do nosso sono REM, a fase do sono em que ocorrem nossos sonhos mais vívidos. Durante esta fase, os olhos movem-se rapidamente (em Inglês, rapid eye movement) e a atividade cerebral é similar àquela que se passa nas horas em que se está acordado.
Como é sabido, nosso cérebro paralisa os músculos durante essa fase do sono para prevenir possíveis lesões pelo fato de algumas partes do corpo poderem se mover durante o sonho (principalemente naqueles dias infelizes em que sentimos aquele frio na barriga por sonhar que estamos caindo, ou quando damos aquela porrada na parede e acordamos dum sonho - fiz isso algumas vezes, e dói... muito).
Quando acordamos subitamente, o cérebro pode "não perceber", de modo que o estado de paralisia não é desativado.
O resultado vocês já devem prever: a pessoa fica perfeitamente consciente, mas completamente incapaz de se mover. Para piorar o cenário de desespero, esse estado pode ser acompanhado pelas chamadas alucinações hipnagógicas, que envolvem imagens e sons, características dessa condição.
Alguns cientistas acreditam que este fenômeno está por trás de muitos relatos de abduções alienígenas e encontros com fantasmas 
Os sintomas:                                                                                                                                                    





Paralisia: ocorre pouco antes da pessoa adormecer ou imediatamente após despertar. A pessoa não consegue mover nenhuma parte do corpo, nem falar (no meu caso, eu gritava, gritava, e não saía som algum da minha boca, o que só aumentou meu desespero), e tem apenas um controle mínimo sobre os olhos e a respiração.






Alucinações: Imagens e sons que aparecem durante a paralisia. A pessoa pode pensar que existe uma presença atrás dela ou pode ouvir sons estranhos. As alucinações parecem-se muito com sonhos, possivelmente fazendo a pessoa pensar que ainda está sonhando. Algumas pessoas relatam também sentirem um peso no peito, como se alguém ou algum objeto pesado estivesse pressionando-o.






Estes sintomas podem durar de alguns poucos segundos até vários minutos (comigo foram uns 2 minutos, mas pareceu uma eternidade) e podem ser considerados assustadores para algumas pessoas (não tenham dúvida disso, eu fiquei aterrorizado, de verdade).
Muito pouco se sabe sobre a fisiologia da paralisia do sono. Entretanto, já foi sugerido que ela esteja relacionada à inibição pós-sináptica de neurônios motores na ponte do tronco cerebral. Particularmente, níveis baixos de melatonina podem interromper a despolarização em atividade nos nervos, a qual previne o estímulo dos músculos.
Alguns estudos sugerem que existem vários fatores que aumentam a probabilidade da ocorrência de paralisia do sono e de alucinação. Eles incluem:



  • Dormir de barriga para cima;
  • Agenda de sono irregular; cochilos; privação de sono;
  • Stress elevado;
  • Mudanças súbitas no ambiente ou na vida de alguém;
  • Um sonho lúcido que imediatamente precede o episódio; a indução consciente da paralisia do sono também é uma técnica comum para entrar em um estado de sonho lúcido;
  • Sono induzido através de medicamentos, como anti-histamínicos
  • Uso recente de drogas alucinógenas


Eu tive isso durante três semanas todas as noites, até que eu comecei a dormir de lado até agora tudo tranquilo.   Mas eu nunca vi objetos estranhos ou alguma coisa em cima de mim.






Nenhum comentário:

Postar um comentário